Fotografia de Gastronomia

Minha principal especialidade é a fotografia de gastronomia. 


Interessados em meu trabalho podem entrar em contato pelo email contato@leolaps.com ou pelo telefone/Whatsapp 47 9 9282 5525. Também cedemos/vendemos fotos de arquivo, dependendo da situação. Consulte-nos!

A difícil e deliciosa arte de criar imagens que traduzam os sabores e as texturas de um prato ou de uma bebida começou no verão de 2014. Desde então, essa tem sido minha principal missão como fotógrafo profissional. A fotografia de gastronomia me levou a conhecer muita gente interessante e a aprender a cozinha melhor (talvez apenas um pouquinho melhor). Além disso, me oportunizou trabalhos em eventos como o Festival Brasileiro da Cerveja, o Roteiro Blumenau Gastronômico e o festival Sabores de Santa Catarina, entre outros.

O começo

Tudo começou por acaso (como as melhores surpresas da vida). Aceitei um convite para assistir a um workshop de fotografia de gastronomia com o mestre Nilo Biazzetto Neto, diretor da Escola Portfólio, em Curitiba, durante a Semana de Fotografia de Blumenau.

Imediatamente me encantei com as possibilidades e, diante da crise que começava a atingir o setor de publicações de turismo e viagem, até então meu principal nicho de trabalho, percebi uma oportunidade única para repaginar minha carreira. Eu também já vinha escrevendo sobre o assunto em várias revistas e sites. Era um mundo que já me interessava de maneira muito especial. Mas havia muito o que aprender.

Ainda em 2014 surgiram os primeiros clientes. Fiz fotos para o Winebar da Decanter Vinhos, The Basement English Pub, SC Gourmet. É claro que desde então evolui. Adquiri equipamentos melhores, aprendi novas técnicas, corrigi inúmeros erros, mas algumas dessas imagens ainda figuram entre as minhas preferidas. E, é claro, sigo aprendendo a cada novo trabalho.

De 2015 até o começo de 2016, aceitei voltar à redação do Jornal de Santa Catarina como editor e colunista de Cultura e Entretenimento. Segui fotografando mais por hobby e paixão, estudando com calma e apreciando o trabalho de grandes nomes da fotografia. Passei o restante daquele ano em uma espécie de sabático que incluiu uma viagem até Machu Picchu e dois meses de mochilão pela Europa.

Prato com comidas típicas alemãs, salsichas e carne de porco

Desenvolvimento

A partir de 2017, meu trabalho como fotógrafo de gastronomia finalmente decolou. Comecei a produzir imagens para o Vale da Cerveja, Senac Blumengarten, Alsace Alimentos, Biervila, Science of Beer, Benkendorff, Butiquin Wollstein, Chef Waldemar, Cerveja Blumenau e tantos outros restaurantes, padarias, bares, indústrias do ramo e afins.

Um curso de sommelier de cervejas e o gosto por ficar na cozinha, compartilhado com minha esposa, Isa, foi ajudando a construir um repertório que segue em constante evolução. Sigo também escrevendo reportagens e artigos sobre culinária e cultura gastronômica. O mais recente, sobre a história da Linguiça Blumenau, deve sair na próxima edição da revista Indústria & Competitividade, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Portfólio: fotografia de gastronomia

Este portfólio apresenta algumas das imagens mais significativas que produzi ao longo destes primeiros anos como fotógrafo de gastronomia. Considero meu estilo mais natural, tentando fazer com que a fotografia traduza ao máximo aquilo que as pessoas vão ter em suas mesas. Obviamente, há momentos em que é preciso abusar um pouco de técnicas de food styling para garantir que o alimento ganhe mais fotogenia.

Também estou gostando de incluir nas sessões, sempre que possível, alguns cliques que apresentem algo mais sobre cultura culinária e as pessoas envolvidas na produção. Um retrato descojntraído do chef, um pouco do preparo dos pratos. Risadas, o clima e estilo dos restaurantes.

Afinal, uma gastronomia sem tudo isso seria apenas um prato de comida…

Scroll to top
Verified by MonsterInsights